NOSSA MISSÃO E NOSSA HISTÓRIA
NOSSA MISSÃO: "DIVULGAR O ESPIRITISMO E VIVENCIAR A CARIDADE CONFORME JESUS NOS ENSINOU."
"Fora da caridade não há salvação"
O Grupo Fraternal Maria de Nazaré é uma associação civil de assistência social e religiosa, espírita, sem fins lucrativos, com duração por tempo indeterminado, constituída por pessoas que adotam a Doutrina fundamentada na Codificação de Allan Kardec, participando do Estudo do Espiritismo, da Escola de Aprendizes do Evangelho e dos estudos complementares da Doutrina Espírita, sendo dela praticantes, atuantes e de ilibada idoneidade moral e familiar.
O Grupo Fraternal Maria de Nazaré é ligado a Fraternidade dos Discípulos de Jesus, cuja sede é no Plano Espiritual e segue as orientações passadas pelo Comandante Edgard Armond em relação: a Assistência Espiritual e Social, aos Estudos do Espiritismo, a Escola de Aprendizes do Evangelho, aos estudos da Mediunidade e da vivência dos ensinamentos de Jesus.
Também segue as orientações da metodologia da Evangelização de Espíritos, trazida por Eurípedes Barsanulfo e sua Equipe. Trata-se de um método de educação para auxiliar o Espírito-Espírita a mudar o pensamento e o sentimento caminhando com mais segurança no seu processo evolutivo.
São finalidades do Grupo Fraternal Maria de Nazaré:
a) Estudar e divulgar a Doutrina e a prática da caridade segundo os princípios codificados por Allan Kardec, promovendo reuniões teóricas e práticas e outras atividades afins, a respeito dos estudos acima citados.
b) Prover assistência social aos necessitados, objetivando: a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; o amparo às crianças e adolescentes; a promoção da integração ao mercado de trabalho, sempre visando ao enfrentamento da pobreza, à garantia dos mínimos sociais e à universalização dos direitos sociais;
c) prestar serviços sócio assistenciais, gratuitamente, a todos os usuários que deles necessitam, sem distinção de raça, cor, condição social, sexo, credo político ou religioso, atendidos os objetivos, princípios e diretrizes previstos na Lei Orgânica de Assistência Social (Lei nº 8.742/1993), bem como em observância à Tipificação Nacional de Serviços Socio-assistenciais aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social;
d) desenvolver o civismo, a ética, os valores humanos e o amor à Pátria, visando sempre a fraternidade entre os povos.
Somos cerca de 100 alunos e trabalhadores dedicados à causa espírita e aos ensinamentos de Jesus. Em nossos trabalhos de Assistência Espiritual e Social, atendemos cerca de 150 pessoas carentes, com a doação de roupas e sapatos usados, utensílios domésticos, enxovais de bebê e alimentos não perecíveis.
ATIVIDADES REALIZADAS
Nossa História
No ano de 1996, um grupo de pessoas formado por Veida, Josepha, Edna e Fatima Fagnani, trabalhadores do Grupo Fraternal Eurípedes Barsanulfo, em Santo André, juntamente com a Domingas, trabalhadora do Grupo Socorrista Luz de Emmanuel, no bairro Paraíso, começaram visitações numa comunidade carente que ficava na Avenida Anhaia Melo, com a distribuição de lanches e mensagens espíritas.
Visitações num Hospital que havia na Vila Ema também eram realizadas todos os domingos, onde eram aplicados passes nos doentes que assim o permitiam.
Uma casa foi alugada na Rua Porto dos Gaúchos, n. 224 , na Vila Ema e no dia 28/11/1996 foi inaugurado o Grupo Fraternal Maria de Nazaré, onde eram realizados trabalhos de Assistência Espiritual, Evangelização Infantil e estudos da Doutrina Espírita.
Na véspera da Páscoa, em 29/03/1997, foi feita uma visitação na comunidade carente que se localizava na Av. Anhaia Melo, com a distribuição de pãezinhos, doces e mensagens espíritas para as famílias ali presentes. Foram convidados para que frequentassem os trabalhos de Assistência Espiritual e Social, no sábado pela manhã, e assim, esses trabalhos se iniciaram no dia 05 de Abril de 1997, com cerca de 50 famílias cadastradas. Essas famílias compareciam para ouvir palestras sobre o Evangelho de Jesus à luz do Espiritismo, receber lanches acompanhado com leite e chocolate. Doações de roupas, sapatos e de pelo menos dois itens de alimentos eram realizados todos os sábados.
Dois anos depois, o Grupo foi transferido para sede própria, na Rua Engenheiro Francisco Bicalho, 210, Parque São Lucas, São Paulo.
Durante algum tempo contamos com o auxílio de trabalhadores do Grupo Fraternal Eurípedes Barsanulfo, de Santo André, até que pudéssemos formar o nosso próprio grupo de trabalhadores, através dos estudos realizados.
Somos imensamente gratos a tantos companheiros que nos auxiliaram nesse período inicial e também a todos os trabalhadores formados neste Grupo, alguns que não se encontram mais conosco em decorrência de mudanças que ocorreram na vida de cada um, e muitos outros que continuam conosco até hoje!
No dia 11/02/2015 inauguramos o “Grupo Fraternal Maria de Nazaré - Vila Ema”, situado na Rua Antonio Baião, 26, Vila Ema, com auxílio de inúmeros companheiros, muitos anônimos, que nos ajudaram financeiramente na construção da referida Unidade.
Em Janeiro de 2016 inauguramos o “Grupo Fraternal Maria de Nazaré – São Caetano do Sul”, situado na Rua Martim Francisco, 579, Bairro Santa Paula, São Caetano do Sul, onde um grupo de trabalhadores e alunos assumiram o compromisso de conduzir a referida Unidade.